Opinião sobre o MDIC - por Lisandro Vieira
23/01/2013 09:02
Muito já se falou e escreveu sobre o MDIC e sobre a nova obrigatoriedade acessória chamada Siscoserv.
Como o novo sistema trouxe um desafio muito grande para as empresas, o de organizar as suas compras e vendas de serviços (o que, convenhamos, já deveria ser organizado), a reclamação do mercado está sendo muito grande.
Primeiro vale lembrar que a Secretaria de Comércio e Serviço (SCS), ligada ao MDIC, não é a única responsável pelo sistema. A responsabilidade é dividida com a Receita Federal.
As principais reclamações são:
Qualquer que seja a pergunta, o MDIC sempre responde aos usuários para lerem os manuais do Siscoserv.
Podemos afirmar que na maioria dos casos isto é verdadeiro, também é verdade que muitas perguntas são enviadas sem que o manual tenha sido lido.
Mas em contrapartida perguntamos, quando foi que você viu, por exemplo, um manual do Siscomex?
É justo que se avalie que a qualidade dos manuais disponibilizados é muito boa se compararmos com outras obrigações impostas pelo governo. Existe um manual para cada módulo e também documentação para a criação de arquivos para transmissão em lote em boa qualidade técnica.
Os manuais já estão em sua quarta edição, sendo que a primeira saiu em 01/08/2012.
O 0800 de suporte não sabe tirar as dúvidas.
Isto em muitos casos é verdade, se o sistema é novo para as empresas também o é para os canais de suporte do governo e muitos dos atendentes ainda não se habituaram a nova ferramenta. Levará um tempo para que se tenha uma base de conhecimento e de perguntas frequentes por parte dos canais de suporte do MDIC, RFB, SERPRO, etc.
A área de perguntas frequentes do Siscoserv não funciona.
Verdade, ainda não se sabe porque o MDIC não publicou nada nesta área, quando clicamos no link somos redirecionados para a página inicial do site. Esperamos que isto seja corrigido em breve.
O assunto gera muitas dúvidas e não há canais disponíveis para elucidá-las
———
Voltar